O legado familiar
- Renato Bicudo
- 16 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
Durante a minha infância, cresci na casa dos meus avós maternos em São Paulo. Meu avô, o Dr. José Arthur da Motta Bicudo, não só era um médico respeitado na cidade, mas também serviu como militar da Força Pública. Em momentos marcantes da história, ele assumiu o cargo de prefeito de Campos do Jordão em 1938 e foi eleito Deputado Estadual por São Paulo em 1941.
Em casa, meu avô era muito amoroso com a família, especialmente conosco, suas netas e netos. Passamos inúmeras vezes momentos memoráveis ao lado dele na Fazenda Tabatinga, em Campos do Jordão, junto com meus irmãos e primos. A vida lá era simples e repleta de diversão. A casa na fazenda era feita de madeira, sem eletricidade, e a água, ainda hoje, provinha de uma mina. O banho para nós, crianças, era uma opção, e só era viável graças ao fogão à lenha, que aquecia a água em uma serpentina. Sem geladeira, a cerveja era resfriada em um engradado, que era amarrado a um tronco e mergulhado no Rio dos Marmelos, que corria a poucos metros da casa. Além da fazenda, a família possuía uma casa no Morro do Elefante, construída por ele (foto), onde morou com a família a partir de 1938.
Meu avô era um empreendedor e tinha uma genuína vocação para o serviço público. Era um homem de ação, audacioso e inovador, cujo exemplo e ensinamentos deixaram sementes em mim. Desde cedo, ele me incentivava a seguir uma carreira no serviço público. Me aconselhava a estudar no Instituto Rio Branco e tornar-me diplomata. Mal sabia ele que, de certa forma, eu realizaria esse sonho ao trabalhar na Embaixada do Brasil em Washington DC.
O legado
Entre as realizações atribuídas ao Dr. Bicudo, destacam-se:
· Construção da Santa Casa de Misericórdia (foto)
· Início da construção do Palácio do Governo
· Início da construção do Grande Hotel
· Construção do Ginásio Estadual
· Plantio dos Plátanos da avenida principal
Essa experiência familiar, aliada à minha vivência em Campos do Jordão desde criança, foi o impulso que eu precisava para finalmente realizar meu sonho de viver permanentemente na cidade. Eu imaginava que teria dias tranquilos, imerso na natureza, aplicando meus conhecimentos como engenheiro agrônomo.
Mas o chamado deste legado familiar, minha profunda ligação com a cidade e minha vasta experiência profissional acumulada ao longo de mais de 40 anos, combinada com minha formação recente em gestão e políticas públicas baseadas em evidências, juntamente com o apoio do Partido Novo e um grupo excepcional de filiados, simpatizantes e pré-candidatos à vereança, me impulsionaram para esta jornada como pré-candidato a prefeito de Campos do Jordão.
Meu objetivo é aplicar a experiência em gestão do setor privado para melhorar a eficiência da prefeitura de Campos do Jordão. E para alcançar esse propósito, conto com a colaboração de todos. Acredito firmemente que a prefeitura deve ser administrada de forma competente, enxuta, inovadora, eficiente e transparente, sempre priorizando o bem-estar e prosperidade da população.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻